PINTURA INTUMESCENTE

A Salini possui experiência e equipe qualificada por fabricantes na aplicação de pintura intumescente que protege estruturas metálicas de um possível colapso em uma situação de incêndio. Outra característica dessa tecnologia é o tempo maior, que as pessoas possuem para sair em segurança e o corpo de bombeiros chegue a tempo de combater o fogo, minimizando os danos. Esta pintura é a melhor opção dentre todas as proteções passivas contra fogo que existem no mercado.

 

Quando a tinta intumescente entrar em contato com temperaturas superiores a 200°C, uma das reações é criar uma camada isolante sobre o metal expandindo em mais de 50 vezes da sua espessura original. O tempo requerido de resistência ao fogo (TRRF) pode variar de 30 a 240 minutos, conforme características da edificação e tipo de fogo. Além desses aspectos, a pintura intumescente também apresenta como características positivas os seguintes pontos:

 

  • Proteger o patrimônio
  • Proteger a vida dos ocupantes
  • Reduzir ao máximo a propagação do incêndio
  • Auxiliar as operações de combate e salvamento
  • Utilização de produtos biodegradáveis e sem toxicidade
  • Fácil remoção da espuma formada quando há queima
  • Sua aplicação não altera as características do metal e pode receber pintura de outras cores

O esquema de pintura pode variar de acordo com a classe de fogo. Por exemplo:

Classe A – Celulósico: fogo causado pela queima de madeira, papel.

Possui a mesma aparência das pinturas convencionais.  

Aplicações: indústrias, Prédios, estádios/ginásios, concessionárias, depósitos, estações de meios de transporte, hangares, hospitais, hotéis, , parques, shopping centers, etc.

 

Classe B – Hidrocarboneto: fogo causado pela queima de gás, óleos ou derivados de óleo. Possuem um crescimento muito mais rápido da temperatura que no fogo celulósico.

Aplicações: estruturas metálicas offshore (plataformas) e onshore (refinarias e plantas químicas).